É um processo que, através do calor transforma um corpo em restos cremados, apressando o que a natureza faz em um longo período. É realizado através de um equipamento de alta tecnologia, importado dos Estados Unidos e projetado especialmente para este fim. A cremação é um procedimento bastante antigo, tendo suas origens no oriente.
No Brasil foi regulamentado em 31 de dezembro de 1973, através da Lei Federal n.º 6.015, mas devido ao pouco tempo de disponibilidade do serviço, o número ainda é pequeno. Hoje em diversos países do 1º mundo tornou-se uma importante alternativa ao tradicional sistema de sepultamento. As maiores vantagens da cremação são a higiene do processo, totalmente não poluente e em harmonia com o meio ambiente e seu custo, bastante reduzido se comparado ao sistema tradicional.
Quem opta pela cremação, está apenas acelerando a transformação da natureza.
A cremação poderá ocorrer quando:
Em vida, o falecido houver manifestado este desejo a seus familiares mais próximos e, caso ele não tenha reconhecido sua vontade em cartório a família poderá manifestá-la com duas testemunhas e um parente de grau direto.
A autorização para cremação é concedida pelos parentes mais próximos, atuando sempre um na ausência do outro e na ordem estabelecida (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de idade), testemunhada por duas pessoas.
No caso de morte violenta, a cremação deverá ser autorizada pelo Juiz Corregedor da Polícia Judiciária. A cremação também poderá ocorrer após exumação, se houver interesse por parte dos familiares.
Columbários
Está localizado no meio de uma imensa área com uma visão esplendida do horizonte com clima de um gigantesco jardim, onde se respira a paz, um projeto que permite uma harmonia entre a beleza da natureza, a paz e os serviços indispensáveis ao culto da memória.
Reservado às urnas dos entes queridos, este ambiente foi projetado para os familiares meditarem em homenagem àqueles que já partiram.
Local idealizado exclusivamente para guardar as cinzas provenientes da cremação, são nichos construídos em concreto armado e revestido externamente por lápide em mármore polido com inscrição em bronze, medindo 0,85 Cm por 0,50 Cm.
Disponíveis para venda perpétua, aberto para visitação e meditação em memória dos que nos deixaram.
O silêncio presente nos COLUMBÁRIOS traduz o estado de paz e tranqüilidade deste grandioso local.
DECLARAÇÃO DE VONTADE
Colher dados para enviar por correios ou e-mail.
Planos Preventivos
A pessoa que deseja fazer um Plano de Cremação Preventiva deve comparecer ao Cemitério ou pedir a visita de um dos nossos representantes e escolher o plano mais adequado a sua necessidade, que dão direito a caixão*, ornamentação, transporte**, velório***, templo ecumênico, um serviço de cremação, urna cinzaria*, columbário* e coroa de flores****, após a escolha e a assinatura do contrato o cliente recebe uma declaração de vontade para reconhecer firma em cartório e assim realizar seu desejo.
Mantemos uma equipe de plantão 24 horas para dar apoio e orientação aos familiares e o cliente que adquire o Plano Preventivo de Cremação poderá ser atendido no Jardim Metropolitano de Valparaíso de Goiás – Goiás, Jardim Metropolitano de Fortaleza – Ceará ou no Jardim Metropolitano de Recife – Pernambuco, com os mesmos benefícios adquiridos no Plano.
*Qualidade conforme o plano adquirido.
**Quilometragem conforme o plano adquirido.
*** Velório no Jardim Metropolitano.
**** Para o Plano Ouro e Diamante.
ATENDIMENTO IMEDIATO EMERGENCIAL
Descrever sobre planos imediatos.
Perguntas Frequentes
01- É necessário um caixão para que se proceda à cremação?
Sim, para o translado do corpo e a permanência na capela ou sala de velório.
02- Em que a cremação altera a serviço funerário tradicional?
Em quase nada, haverá necessidade do serviço funerário tradicional antes do corpo ser cremado.
03- Quanto tempo dura a cremação?
Em média 03:00 horas a 5:00 horas.
04- O que se pode fazer com as cinzas após a cremação?
Após a cremação, serão colocadas em urna cinzária escolhida pela família, dentre vária opções. Existe local especifico para guardá-las, como o COLUMBÁRIO, nichos construídos em concreto armado, revestido em mármore e lacrado, com identificação e datas.
05- Que providências deverão ser tomadas em vida para que ocorra a cremação?
Fazer uma declaração de vontade, registrar em cartório e adquirir um Plano de Cremação Preventivo, com isso seu desejo será respeitado e realizado.
06- Usuários de outros cemitérios que desejam cremar os restos mortais de parentes, como proceder?
Os cessionários temporários ou perpétuos de outros cemitérios que desejem cremar os restos de entes queridos e assim evitar despesas futuras com taxas de manutenção e outros devem solicitar do outro cemitério a exumação, providenciar uma copia da certidão de óbito autenticada e nos procurar (conforme procedimento explicado acima).
07- Os familiares podem assistir a cremação?
Não, nosso regulamento e procedimento operacional padrão não permite a presença de pessoas estranhas ao serviço, mesmo sendo parente. Os familiares podem realizar uma cerimônia de despedida e homenagens no próprio crematório, em recinto (sala de despedida) apropriado para este fim.
08- Quais as cidades que o Crematório Metropolitano pode atender?
Nosso atendimento abrange todo o Brasil, temos crematórios em Fortaleza CE, Olinda PE, João Pessoa PB, Valparaíso GO, convênios em Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre e futuramente em Palmas TO.
09- Os católicos podem ser cremados?
O que a Igreja pensa a respeito da cremação podemos encontrar no cânone 1176§3 do Código de Direito Canônico que diz o seguinte: “A Igreja recomenda vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos; mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã.”. Apesar de a tradição católica seguir o sepultamento, dá liberdade de escolha, não se opondo à cremação como ocorria no antigo código de 1917 nos cânones 1203 e 1240,5 que proibiam a cremação.
Seja por sepultamento ou cremação, a Igreja oferece as exéquias com respeito aos defuntos cujo corpo foi templo do Espírito Santo, oferecendo também o consolo da esperança aos vivos. A cremação não impede a ressurreição e muito menos a salvação da alma. Não podemos nos esquecer que “cada um será julgado segundo suas obras” (Apocalipse 20,13) e não pela forma do sepultamento.
10- O que acontece o processo real da cremação?
Ferragens do caixão tais como alças, crucifixos, terços… Também é retirado brincos, anéis e marca passo (obs.: o marca-passo deverá ser retirado na Funerária ou Clinica de Tanatus) são retirados de modo que não quebrem ou causem uma explosão durante o processo da cremação. O caixão, o crematório deixa a escolha da família, caso não seja alugado, poderá ser doado a uma instituição ou cremado juntamente com o corpo.
Uma vez que o crematório é ativado, as altas temperaturas de calor alcançam 1250º – 1350º graus centígrados e reduzem o corpo aos restos incinerados do osso, onde se passa por um processo de trituração. O processo da cremação não produz as “cinzas” como tantas pessoas pensam. O tempo da cremação leva de 3 horas a 5 horas de um corpo adulto.
11- A cremação é uma opção popular?
A cremação é uma semente que já foi plantada no Brasil e sua evolução tem tido um rápido crescimento.
Assim que grandes nichos, associações, entidades, hospitais atentarem para o Baixo Custo deste serviço, a cultura da cremação e espalhará rapidamente.
12- Quais são algumas das razões que as pessoas escolhem a cremação?
A cremação por opção de algumas pessoas é a de conservar o planeta terra. Outro sente que é mais aconselhável e mais simples que enterro tradicional na terra. Algumas pessoas apenas não desejam que seus corpos sejam postos na terra. Finalmente, há algumas pessoas que sentem que a cremação é menos emocional e dolorosa. Somente aproximadamente 25% das pessoas que escolhem a cremação fazem por razões econômicas.
13- A cremação é mais cara do que o enterro na terra tradicional?
O custo, se comparado ao cemitério municipal, pode ser bem mais baixo pela eliminação da placa de identificação, a despesa de taxa de manutenção, o caixão poderá ser alugado.
Como o serviço funerário antes da cremação é o mesmo para o serviço de sepultamento o custo se equipara. Existe uma diversidade de produtos e serviços disponíveis para a cerimonia fúnebre ficando a disposição para agradar cada gosto e desejo dos familiares.